domingo, 15 de novembro de 2020

As boas maneiras

 

 
Essa é mais uma ótima produção do gênero de horror/terror nacional, gênero esse que felizmente está se expandindo e conquistando aos poucos os ainda incrédulos cinéfilos repetidores da frase: Filme brasileiro não presta!
 Em As boas maneiras acompanhamos Clara (Isabél Zuaa), que começa a trabalhar de babá/enfermeira para a rica caipira Ana (Marjorie Estiano), que a contrata mesmo ainda estando grávida, para auxilia-la com a casa durante esse período de gravidez. Como Clara dorme no serviço ela começa a reparar que Ana tem estranhos hábitos noturnos, que vão se intensificando com o avançar da gestação.
 Esse é um daqueles filmes em que tudo e todos inicialmente parecem triviais, até que sutilmente percebemos que toda a normalidade dos personagens começa a criar um tom diferente, algo mais sinistro e surreal. E é no auge desse surrealismo, exatamente no meio do filme, que ocorre uma brusca passagem de tempo, isso é algo que normalmente me incomoda muito, mas em As boas maneiras isso não quebra o ritmo do filme. Quando começa a segunda parte do longa nós já sabemos a grande revelação do filme (que na verdade é obvia), mas isso não o deixa menos interessante e nem menos intrigante. 
 A ótima dupla de diretores Juliana Rojas e Marco Dutra conseguiram inserir tantos significados num suspense que mais parece fábula, que só entende literalmente quem já sentiu na pele o significado de "O mundo é diferente da ponte pra cá", inserção essa que só foi possível através do enorme auxilio dos belíssimos trabalhos de cenografia e fotografia, que construíram toda a parte visual para tornar esse conto atualmente crível.

Destaque:
  • Eu tenho ouvido muita gente falando que a Marjorie Estiano é uma das melhores atrizes brasileiras da atualidade, o que me causou muita curiosidade em assistir algum trabalho dela, e depois de As boas maneiras eu com certeza comecei a concordar com essas pessoas.
Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra
Ano: 2017
País: Brasil
Minha nota: 8/10 


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Já assisti alguns desses filmes, e pretendo ver a maioria dos demais. Aguardo mais resenhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Erlan, no mês que vêm eu pretendo postar vários filmes!

      Excluir
  3. Gosto muito dos filmes do seu blog, parabéns, são filmes de ótima qualidade, excelentes.
    Sempre estou por aqui assistindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano, fico feliz que você que você tenha gostado. Obrigada.

      Excluir