sábado, 21 de setembro de 2019

Sr. Ninguém - Mr. Nobody


 O filme conta a história de Nemo Nobody, que alega que antes de nascermos nós nos lembramos de todo nosso passado e também de nosso futuro, mas um pouco antes do nascimento um anjo passa o dedo em nossa boca e com isso esquecemos de tudo. O que difere a história de Nemo das outras pessoas é o fato de que o anjo se esqueceu dele, e após seu nascimento ele continuou se lembrando de seu passado e futuro.
 Apesar da maior parte do filme ser composta por memórias (falsas e reais) de Nemo numa época atual, Mr. Nobody se passa em 2092, e como no futuro ninguém mais morre de morte natural, Nemo se torna o último mortal, e diante de tal fama a maior curiosidade da atual população terrestre é saber como viviam os humanos mortais. Nemo concorda em compartilhar suas lembranças mas a grande questão do filme é que por ele se lembrar de seu futuro, suas memórias se dividem entre as reais e as que poderiam acontecer, dependendo de suas escolhas.
 A estrutura do filme é formada por abordagens filosóficas sobre a teoria das cordas e do efeito borboleta, pois já que vivemos nessa realidade nós vemos o tempo como se estivéssemos andando de costas em uma linha reta, nós só vemos por onde já passamos, mas nosso futuro, ou seja, por onde ainda passaremos, é imprevisível, já que o simples bater de asas de uma borboleta pode mudar o curso de nossa vida. Diante de tal teoria, Nemo sente dificuldade em tomar decisões, pois enquanto ele não escolhe tudo permanece possível, mas após a escolha só resta viver nessa realidade que optamos às cegas.
 Mr. Nobody tem alguns problemas de ritmo, principalmente nas histórias da adolescência de Nemo e de seu romance com Anna, com tantos desencontros que beiram romances entediantemente clichês (mas como para mim um romance bom é Bonnie e Clyde, talvez vocês tenham outra opinião). A duração do filme também não ajuda, poderia tranquilamente ter meia hora a menos, mas apesar dos pontos negativos o filme vale a pena por seu distinto enredo que filosofa e entrelaça teorias da física ao gnosticismo e também pelas ótimas ambientações, que nos auxiliam a compreender que parte de qual vida do Nemo estamos assistindo.
 Obs: Sempre me pergunto se o nome do Nemo foi inspirado no Capitão Nemo, um dos personagens mais interessantes da literatura. Faria sentido já que os dois vivem fora da realidade humana (cada um a seu modo) e apesar de famosos, ninguém sabe de onde vieram.

Direção:Jaco Van Dormael
Ano: 2012
Países de origem: Bélgica, França, Canadá, Alemanha
Minha nota: 7.5/10





4 comentários: