sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Nostalgia - Nostalghia



  Este filme conta a jornada do poeta russo Andrei Gorchakov, que está na Itália para escrever a biografia de um músico, também russo, que foi enviado para Itália, mas tomado pela nostalgia voltou à sua terra natal. Já na primeira cena você vê que Gorchakov não encontra mais sentido nas coisas, já não vê beleza em nada e se isola cada vez mais, até conhecer Domenico, um homem intitulado como louco pelos outros habitantes locais, mas Gorchakov enxerga nas palavras de Domenico o sentido e a lucidez que as outras pessoas nunca tiveram. 
   Essa história é uma paráfrase ao que o diretor Tarkovski passou durante seu exílio na Itália, pois tanto Gorchakov, quanto Tarkovski não se adaptaram a outras culturas, talvez por serem muito apegados as suas raízes. Parece que a distancia em que Gorchakov se encontra de seu país o levou a se distanciar a tudo em sua volta, o levou a mergulhar numa profunda nostalgia.


Destaques:
  • A fotografia mais perfeita da história do cinema. Seja nas banheiras naturais, nas paisagens nebulosas ou nos flashbacks em preto e branco. Toda cena consegue captar uma beleza impressionante, tanto em lugares fechados como em cenas da natureza, com belas estruturas ou aparentemente abandonadas.
  • A última cena mostra apenas uma imagem (foto acima), mas o sentido dela dá ao filme um final totalmente inesperado.

Direção: Andrei Tarkovski
País de origem: Itália
Ano:1983
Minha nota: 9.5/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário