domingo, 12 de abril de 2020

Phenomena





 Dario Argento, tentando seguir a moda dos slashers americanos oitentistas, escreveu, produziu e dirigiu Phenomena, que mesmo com possivelmente o enredo mais utilizado nos filmes de terror dos anos 70 e 80 (seriall killer de adolescentes), deixa em evidência a extrema originalidade de Argento, que nunca fez um filme que não seja no mínimo esquisito pra caralho.
 Jennifer (Jennifer Connely) é uma adolescente americana que vai estudar em uma escola para meninas na Suíça. Logo após sua chegada ela é informada pela colega de quarto, uma estereotipada francesa, que há um assassino de garotas que assombra aquela região. Jennifer, que é sonâmbula, é ajudada após um de seus passeios sonâmbulos noturnos, por um famoso entomologista, que nota que a garota tem uma telepática ligação com insetos e que isso pode auxiliar muito na sua investigação para descobrir quem é o assassino.
 Um giallo com toques de slasher e de conto de fadas, que como quase todos os outros giallos que eu já vi tem problemas de narrativa e péssimas atuações dos coadjuvantes, mas que compensa esses fatos com uma extremamente bem construída atmosfera sombria e uma belíssima direção de arte. 
  Argento adora apresentar contrastes extremos em suas obras e em Phenomena ele utilizou inumeráveis insetos e vermes, que são completamente adversos a beleza hipnotizante da protagonista. As opiniões sobre esse filme também costumam contrastar bastante, eu gosto de filmes com uma narrativa precisa e sem pontas soltas, mas gosto mais ainda de filmes sensitivos, onde somos absorvidos por uma sinistra atmosfera sobrenatural, e para mim não existe diretor melhor em conseguir tal feito como o mestre do terror Dario Argento.
 Obs: Eu realmente gostaria de saber porque o Argento gosta tanto de quebrar janelas.
 Obs2: Se você não tem estômago forte é melhor evitar este filme. As cenas finais são de fazer até os mais carniceiros cinéfilos ficarem com o estômago embrulhado.

Direção: Dario Argento
País: Itália
Ano: 1985
Minha nota: 7,5/10

4 comentários:

  1. Bom dia amigo!!!
    Notei que está faltando o "Beyond the Black Rainbow" do Panos Cosmatos. É um filme muito intressante. Fica a dica. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, esse filme está na minha lista de filmes para assitir tem um tempo, vou seguir sua dica e assisti-lo logo. Obrigada!

      Excluir
  2. Belo e fantástico filme. Não o conhecia ainda. Bem operístico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Orlando, eu também acho esse filme belíssimo mas infelizmente ele é bem desconhecido mesmo.

      Excluir