domingo, 12 de janeiro de 2020

O orador - O le tulafele



 É uma produção simples, com uma história crível e cativante, que se fosse feita em outro país provavelmente seria um filme dispensável, mas o que torna O orador atrativo é o fato dele ser de Samoa, pois no filme vemos os costumes inimagináveis dos samoanos, que vão desde como eles tomam banho até o modo de escolha dos chefes locais. 
 Saili é ridicularizado por muitos de sua vila por ser anão. Ele é casado com Vaaiga, que foi banida de sua vila de nascimento e que tem uma filha já adolescente, que foi criada por Saili mas que não é sua filha biológica. Dezessete anos depois de ser banida o irmão de Vaaiga vai até sua casa e pede para que ela regresse à sua vila de origem, pois só assim será possível que uma maldição imposta à ele seja quebrada. Além disso uma outra tragédia ocorre à Saili e ele terá que reunir toda sua coragem para conseguir manter sua família unida.
  Este é o primeiro filme feito totalmente na Samoa, e é interessantíssimo poder conhecer tradições e rituais de um lugar que eu sequer sabia que existia antes de assistir O orador. Dentre esses rituais é impossível não se impressionar com um chamado ifoga, onde a(s) pessoa(s) que te fez algum tipo de mal deve se sentar na frente da casa da pessoa ofendida, coberto com uma espécie de tapete de palha até que a pessoa saia e tire o tapete de você, mostrando assim que você está perdoado. Além da belíssima Samoa o filme também tem uma ótima história que junta costumes, perdão e coragem, e que mostra que temos que engolir nosso orgulho antes que o tempo invisível da vida se acabe e tenhamos que permanecer com as mágoas travadas em nossa garganta.

Destaque:

  • A trilha sonora é composta basicamente por "barulhos da floresta", ouvimos grilos, pássaros e o som do rio que nos emerge na maravilhosa atmosfera do filme.
Direção: Tusi Samasese
Ano: 2011
País: Samoa
Minha nota: 8/10

2 comentários:

  1. POR FAVOR VERIFIQUE ESTE FILME POIS NAO TA RODANDO, OBRIGADO E FELICIDADES, E SE CUIDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por avisar. No momento meu computador está no conserto, mas assim que ele voltar eu reposto o filme.

      Excluir