terça-feira, 30 de abril de 2019

Adaptação - Adaptation




  Normalmente nós escolhemos assistir a um certo filme por que é de um diretor ou tem um ator que gostamos, o que ocorre com o Charlie Kaufman é algo, no mínimo, inusitado. Um roteirista, que é apenas um roteirista (e não como Woddy Alen e o Tarantino que são roteiristas mas também dirigem os filmes), que além de ser considerado umas das pessoas mais influentes de Hollywood também possui milhares de admiradores.
  Em Adaptação, Kaufman, utilizando a si próprio metalinguisticamente, é um famoso roteirista de Hollywood que está com um bloqueio criativo para conseguir adaptar um livro, que fala sobre adaptação de orquídeas, para o roteiro de um filme. Kaufman, acostumado a escrever roteiros mirabolantes, não consegue adaptar um livro que fala sobre adaptação, e recorre a métodos alternativos, e anteriormente condenáveis por ele mesmo, para conseguir retomar seu senso criativo.
  Se você já assistiu algum filme escrito pelo Kaufman você compreenderá mais facilmente que ele utiliza metáforas e a metalinguagem para questionar a consciência humana. Neste filme é apresentado o fato de que para evoluir é necessário se adaptar, independentemente se você é um tímido roteirista de sucesso, que precisa passar por um difícil processo de adaptação, através de experiências comportamentais, para sobreviver as cotidianas rotinas da vida humana, ou se você é uma rara orquídea, que passa por um simples processo de adaptação para sobreviver a qualquer ambiente diante da dinâmica vida selvagem. 
  Obs: O filme não segue uma linha temporal linear, foi dirigido pelo Spike Jonze e escrito pelo Charlie Kaufman, acho que não é necessário mas mesmo assim eu vou enfatizar que ele é complexo pra caralho. 

 Destaque:
  • Achei que seria muito redundante destacar o roteiro já que praticamente a resenha toda eu falei sobre ele, então darei destaque a direção. Jonze faz uma direção concisa e discreta, deixando o roteiro ser o maior destaque do filme, suas construções de cena, com uma fotografia escura e cenários desinteressantes refletem claramente a personalidade do personagem central. 
 Direção: Spike Jonze
 Ano: 2002
 País: Estados Unidos
 Minha nota: 8.5/10



15 comentários:

  1. Eu só agradeço o ser humano que criou esse site, conheci tantos filmes bons por aqui...
    Tem rede social pra te seguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Santi, fico feliz que você goste do site, venho a anos tentando mante-lo mesmo com a minha falta de tempo e é muito bom ter reconhecimento. Não gosto muito de redes sociais, atualmente o mais próximo que eu tenho é o Filmow, que é uma rede social de filmes, não sei se você à utiliza mas caso utilize este é o meu perfil:
      https://filmow.com/usuario/gbsteo/

      Excluir
  2. ola. primeiro gostaria de dizer que o site é incrivel! parabens
    infelizmente o filme trava a partir do minuto 18. eu estou gostando muito dele entao se for possivel ajeitar. se nao eu procuro outros filmes pra ver ja que aqui ha uma grando lista de opçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia, que bom que você gostou do site, obrigada por avisar do erro. Estou repostando o filme e continue assistindo, tenho certeza que você vai gostar.

      Excluir
  3. Ah cara que filme bonito da porra foi uma tapa na cara do meu coração obrigado pela postagem. Críticas finais"aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desconhecido, fico feliz que tenha gostado do filme, é um dos meus preferidos. Eu pretendo postar mais filmes do Jonze e do Kaufman então continue atento ao blog.

      Excluir
  4. oi gosto muito do site, mais gostaria de saber por que o primeiro link não esta funcionando

    ResponderExcluir
  5. sabe dizer o que aconteceu com a legenda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela inexplicavelmente desapareceu, mas respostei novamente. Dessa vez a legenda está lá.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado o site e muito bom

    ResponderExcluir