quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Gato preto, gato branco - Crna macka, beli macor

  


  Vencedor do Leão de prata de melhor diretor, Gato preto, gato branco acompanha a história de Matko, um cigano trambiqueiro que mente para um mafioso idoso afim de conseguir dinheiro emprestado para investir em um golpe. Mas Matko é enganado pelo seu comparsa Dadan, que lhe rouba todo o dinheiro, e para sanar a dívida ele terá que casar seu filho, Zare, com a irmã de Dadan. O problema é que Zare está apaixonado pela neta da proprietária de um bar local, e sua avó está tentando a casar com Dadan. E no meio dessa bagunça shakespeariana ainda tem as putas festas super animadas no meio de tiroteios e bombardeios, que são bem tradicionais nos filmes do Kusturica. 
  Dá pra reconhecer que um filme foi feito pelo Kusturica logo nas primeiras cenas. As bandas, as mortes, as ressuscitações, os animais e outros montes de confusões surreais, que só ele conseguiria transformar, mesmo com um monte de clichês como mocinho, vilões e finais felizes, em um filme extremamente original.

 Destaque:
  • A construção dos personagens. Todos eles são tão carismáticos que você não sabe se torce pro vilão, pro mocinho, pro idoso ou pra anã.

 Direção: Emir Kusturica
 Ano: 1998
 País de origem: Iugoslávia
 Minha nota: 8/10



  

2 comentários: