quarta-feira, 8 de junho de 2016

Vá e veja - Idi i smotri - Come and see



  Florya é um ingênuo jovem da Bielorrússia que resolve ir para guerra, ele perde a audição e a sanidade já na primeira explosão, e com o agravar da guerra perde todos e tudo que ainda possuía.
  Esse filme está presente em muitas das listas de filmes mais perturbadores já feitos, eu não o achei visualmente perturbador mas sim psicologicamente, já que mostra os lados mais viscerais da luta pela sobrevivência e  da maldade humana vistos através não de um soldado ou de alguém preparado para guerra (se é que existem pessoas realmente preparadas), mas sim através de um menino inocente, que foi obrigado a suportar agonias indescritíveis. 
  A interpretação extremamente expressiva do Aleksei Kravchenko (Florya) quase nos faz esquecer que se trata de um filme, parece um documentário sobre os traumas intensos da guerra, só que centralizado em um único personagem.
 Obs: Esse filme é expressamente desaconselhável para pessoas que se sensibilizam com facilidade, MAAAS, se quiser correr o risco "vá e veja". 


Destaques:
  • A trilha sonora impressiona tanto quanto o filme. O silêncio inexiste. Gritos, bombas, aviões e vários outros sons ensurdecedores parecem que estão tentando nos levar para um mundo com um vago vislumbre de realidade, o mundo a qual Florya pertence.
  • Junto com O tambor (1979), é o filme mais interessante sobre 2° guerra mundial que eu já vi.

 Direção: Elem Klimov
 Ano: 1985
 País de origem: Rússia
 Minha nota: 9.5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário