segunda-feira, 7 de março de 2016

Malpertuis




  Malpertuis é o nome da mansão onde se passa a trama, seu proprietário Cassavius (que é interpretado por Orson Welles) está a beira da morte e reune a família e os criados para a leitura de seu testamento, onde informa que todos terão direito a uma enorme herança desde que não saiam da Mansão. Cassavius também informa ao seu sobrinho Jan que ele deverá continuar o seu terrível "trabalho", sobre o qual é mantido segredo até a última cena. 
  Oniricamente sombrio, Malpertuis apresenta um surrealismo discreto mas que mesmo assim consegue ser surpreendentemente chocante. Não dá pra saber o que é real, já que o filme apresenta três realidades diferentes. E cada vez que Jan passa para outra realidade nós nos sentimos como num labirinto de um bizarro pesadelo, pois quanto mais tentamos sair, mais adentramos no desconhecido.


Destaques:


  •  Várias partes da história são muito abertas a interpretações, com certeza ninguém chega a mesma conclusão sobre este filme.
  •  A maravilhosa escolha das cores ajuda a dar um ar delirante as cenas.

 Direção: Harry Cumel
 País de origem: Bélgica
 Ano: 1971
 Minha nota: 9/10

2 comentários:

  1. Estava eu na faculdade, quando o professor de biologia coloca o seguinte slide: "MAUPERTUIS: Todos os seres vivos de uma fonte original. No entanto, podem sempre sofrer adaptação ao meio - variações espontâneas" Mesmo sabendo que a ideia vem do moço chamado MaUpertuis, não consegui deixar de fazer conexão com o filme MaLpertuis, que também leva essa ideia durante o filme inteiro hahah Sensacional esse mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, sempre quis saber a origem do nome Malpertuis, só não esperava achá-la na biologia!

      Excluir