segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Luz depois das trevas - Post tenebras lux


   Nesse amontoado de lembranças, sonhos e fantasias que é Luz depois as trevas, vemos a história da família mexicana de classe média alta, formada por Juan, Natália e seus filhos Eleazar e Rut. Ao que parece, a família se mudou a pouco tempo para uma área rural e eles ainda estão se adaptando à esse novo ambiente e aos seus habitantes.
 Linearidade e lógica são coisas inexistentes neste filme, então se for assisti-lo eu tenho certeza que sua experiência será melhor se você apenas observar essas belíssimas cenas extremamente bem dirigidas (que parecem o teste de alguém que acabou de comprar uma câmera nova e esta alterando de foco centralizado para desfocado), do que se você ficar procurando por explicações. Eu entendi cem por cento do filme? Não, mas neste filme isso definitivamente não tem relevância. Depois das primeiras cenas, que para mim foram as mais confusas, nós nos acostumamos com o ambiente que hora é pesadelo, hora é sonho destorcido, e começamos a ser absorvidos por essa atmosfera surreal que foi detalhadamente construída e sustentada em cada cena.
 Ganhador do prêmio de melhor diretor no festival de Cannes.
 Este filme foi pedido por um frequentador do blog. Caso tenha um filme que você não encontre em lugar nenhum e que tenha uma história que fuja do comum, pode deixar sua sugestão nos comentários.

Destaque:                              
  • Destaque para a cena em que a Natália toca e canta It's a dream, do Neil Young. Eu sempre acho que certos filmes tem tudo a ver com alguma música, mas Luz após as trevas parece até inspirado em It's a dream.

Direção: Carlos Reygadas
Ano: 2012
País: México
Minha nota: 8/10


4 comentários:

  1. Oi, estou procurando um filme belga do Erik Van Looy , o cara que fez o "The Loft" original. O filme é : "De Zaak Alzheimer"/ "O Caso Alzheimer"/"The Alzheimer Case"ou ainda "The Memory of a Killer" . A história não é nada fora do comum ,mais ou menos um policial padrão, mas não encontro em nenhum lugar. Só achei um link no torrent, mas não funciona.

    ResponderExcluir
  2. Ola, tenho uma sugestão que me parece adequada ao site por ter uma historia bem invulgar sem deixar de ser inspiradora, falo de "An angel at my table" da jane campion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, vou dar uma conferida no filme. Obrigada pela sugestão.

      Excluir