sábado, 2 de maio de 2020

Cria corvos - Cria cuervos


 Sabe aqueles filmes protagonizados por crianças sorridentes, de camisetas listradas, que andam de bicicleta com os amigos durante o verão e que te faz ficar com saudade da sua infância? Esse, definitivamente, não  é o tipo de infância que Ana, a protagonista de Cria Cuervos, teve. Ana, devido a fatos que se coincidiram com seus desejos, acredita que tem o poder de dar a vida e a morte as pessoas,  e ela tentará usar esse suposto dom para acabar com toda a opressão imposta à ela pelos tiranos adultos.
 Ana, acredito eu que como forma de refúgio mental, relembra, recria e imagina acontecimentos que deixaram fortes lembranças e pensamentos que a assombravam. Isso causa, em nós e em Ana, uma certa dúvida se aquilo ocorreu de fato, ou se ocorreu apenas em sua imaginação.
 Cria cuervos utiliza a revolta de Ana com a autoridade como metáfora para a revolta da população com a ditadura Franquista. Ana era obrigada a viver nos limites que lhe eram delimitados, tinha que seguir as regras que lhe eram impostas sem saber o motivo de ter que segui-las. Todas essas normas causam em Ana uma aversão por qualquer espécie de autoritarismo, e causam-lhe os piores pensamentos e desejos a quem lhe tente dar ordens.
  Para mim a Ana parece um exemplo dado por Freud de tudo que pode ocorrer durante a infância que irá influenciar negativamente na personalidade de uma pessoa, ou seja, Ana parece uma criança normal. Ela tem suas mágoas, seus momentos de egoísmo, seus desejos vingativos, mas também tem seus momentos de brincadeiras e suas curiosidades infantis. 
 Cria cuervos y te sacarán los ojos (cria corvos e eles te arrancarão os olhos) é o ditado popular de onde foi tirado o título do filme, e nesse caso nós compreendemos que inocência infantil são palavras que nem sempre andam lado a lado.
 Obs: Eu sempre costumo avisar quando o filme é parado, pois sei que muitos não gostam, então fica o aviso. O filme é muito intimista, a maior parte do tempo ele mostra apenas as expressões de Ana e tem várias sequências sem ou com poucas falas. O que eu sempre digo é: saia da sua zona de conforto e arrisque uma coisa nova, mas obviamente isso fica a seu critério.

Destaque:

  •  A impressionante interpretação de Ana Torrent, que na época tinha apenas 9 anos, é uma das mais complexas interpretações infantis que eu vi no cinema.

Direção: Carlos Saura
Ano: 1976
País: Espanha
Minha nota: 8.5/10

8 comentários:

  1. Olá! Sou dono do blog Filmoteca Online e conheci esta página por meio da indicação de um visitante. Gostei muito, e gostaria de anunciá-lo na lista de "blogs amigos" da página. Posso? Se quiser conhecer, o link é www.filmotecaonline.com.br

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, será um imenso prazer prazer participar da lista de blogs amigos do Filmoteca. Eu frequento seu blog há muitos anos e conheci muitos filmes por lá. Abraço e obrigada.

      Excluir
    2. Ah que legal! Olhei alguns filmes aqui, vou fazer algumas visitas também. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Que blog incrível 💖 Acabei de conhecer e já amo!!! Muito obrigado por compartilhar tantos filmes maravilhosos. Queria pedir, se não for incomodo, um filme. Você teria o INOCÊNCIA da Lucile Hadzihalilovic??? É meu filme favorito e não o acho mais em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Breno, fico feliz que tenha gostado do blog. O principal critério que eu utilizo para postar os filmes é só colocar filmes que eu gosto e eu não conheço o filme Inocência, mas eu procurei a sinopse e achei muito interessante, também vi que tem a Marion Cotillard, que eu adoro, então eu vou assisti-lo e se eu gostar (o que eu presumo que ira acontecer) eu posto. Obrigada.

      Excluir
    2. Maravilha!!! Espero que goste 💖

      Excluir
    3. Breno, achei Inocência incrível. Irei posta-lo ainda nesse mês, e muito obrigada por essa indicação, o filme realmente é ótimo.

      Excluir
    4. Ah! Fico muito feliz que você gostou 😍 estou no aguardo do filme.

      Excluir