terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Manderlay




 Este filme é a continuação de Dogville mas não é necessário assistir ao anterior para compreende-lo. Os dois filmes fazem parte do movimento Dogma 95, que é um manifesto contra o estilo Hollywoodiano de cinema, movimento esse que surpreende principalmente na cenografia.
 A única coisa em comum nos filmes do Lars Von Trier é o incomodo causado por todos eles. Todos nos mostram os lados mais viscerais da melancolia, da solidão, da loucura ou do desespero. Manderlay é um de seus filmes mais "amenos", mas, juntamente com Dogville, aborda temas que mudam nossa visão de sociedade, que nos aponta fatos que nunca enxergaríamos sozinhos e que desperta em nós os mais profundos traços de insociabilidade.
 O filme conta a história de Grace, que ao passar pela pequena cidade de Manderlay percebe que uma fazenda ainda mantem o sistema escravista. Inconformada com a condição daquelas pessoas, Grace resolve ficar na fazenda e regularizar essa situação com a ajuda de empregados do seu pai e de seu advogado, e com isso Grace verá que o aconselhável é só oferecer ajuda quando esta lhe foi solicitada. 
 Em Admirável mundo novo, Adouls Huxley nos mostra como o sentido da palavra felicidade é relativo, e em Manderlay vemos palavras que conhecemos tão bem, como justiça e liberdade, sendo utilizadas de formas corretas, mas com sentidos que nunca idealizamos antes. E se a vingança fosse só uma vontade sádica escondida atrás da palavra justiça? E se a suposta liberdade, por qual tantos lutaram, fosse só uma ilusão na matrix capitalista para o consumo excessivo? Manderlay não traz essas respostas, ele apenas expõe a matrix para que questionemos os conceitos que sempre tivemos, assim como todo bom filme do Lars Von Trier, que também demonstra como nós construímos teias formadas por fios de ilusões amenizadoras, para não cairmos no infinito vácuo da misantropia.


Diretor: Lars Von Trier
Ano: 2005
Países de origem: Dinamarca, Suécia, Holanda e França
Minha nota: 8.5/10

3 comentários:

  1. Seria possível adicionar o anterior Dogville?? Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor. Dogville está na minha lista de filmes para adicionar no blog há muito tempo, pretendo posta-lo em breve. Obrigada.

      Excluir