sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Deixa ela entrar - Låt den rätte komma in

  

  Filme de vampiro. Só essa classificação já espanta uma grande parte dos fãs de filme de horror, mas não se prenda ao gênero, pois Deixe ela entrar é um dos melhores filmes de "horror" das últimas décadas.
  Oscar é um garoto solitário até conhecer sua nova vizinha, Eli, que partilha da sua mesma idade e solidão. Eles rapidamente se tornam amigos, e Oscar parece não se importar com o fato de Eli não sair durante o dia, não comer ou conseguir escalar para sua janela, que fica no terceiro andar. O que Oscar não imagina é que essa amizade trará drásticas mudanças (e muito sangue) à sua vida. 
  Com reviravoltas e muita neve, esse filme mostra uma Suécia que só não é mais fria que seus habitantes, pois com exceção de Oscar e Eli, os personagens tem falas rápidas, olhares gelados e fazem uma bela representação de como as crianças enxergam os adultos: completamente distantes dos acontecimentos de suas vidas. 
  O diferencial de Deixe ela entrar é a abordagem do tema, ele tem várias ambiguidades e por conta disso deixa algumas questões em aberto, o que pode influenciar sua visão de que se o final é uma tragédia ou um recomeço.
  Obs: Não é porque a classificação é terror que o filme tem que ser assustador, eu classificaria como horror-arte, mas como essa classificação não existe eu vou classificar como terror mesmo.
 Obs2: Preste atenção nas portas, são utilizadas como uma metáfora bem interessante.   

 Destaques:   
  •  A cena da piscina, por si só já é um espetáculo a parte de direção.
  •  A direção dos atores mirins, os enquadramentos e os ângulos de câmera, mano... dá até vontade de abraçar esse diretor. 

 Direção: Tomas Alfredson
 País: Suécia
 Ano: 2008
 Minha nota: 9/10

4 comentários:

  1. Filme belíssimo, porém perturbador....

    ResponderExcluir
  2. amei, pode traduzir má mere com a grande isabelle huppert? agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu ainda não assisti Ma mere, mas assim que eu o fizer eu posso posta-lo aqui.

      Excluir