quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Holy Motors

  


 Oscar vive diversas vidas no mesmo dia. O seu trabalho consiste em interpretar pessoas completamente diferentes durante uma pequena parte do dia, em alguns trabalhos nós imaginamos o motivo da sua função, mas na maioria nós apenas observamos essa estranha rotina quimérica.
 Para não interferir na sua experiência isso é tudo que você deve saber antes de assisti-lo, então o veja sabendo que esse é um ponto sem volta, pois a partir de agora esse filme será uma memória constante e surreal na sua mente.


Direção: Leo Carax
Ano: 2012
País: França
Minha nota: 9/10


quarta-feira, 3 de setembro de 2025

O novíssimo testamento - Le tout nouveau testament

 



 Ea é a filha mais nova de deus. Ela, o pai e a mãe moram em um apartamento isolado, onde o pai, violento e controlador, dita as regras cruéis e sarcásticas que regem o mundo para sua própria diversão.
 Cansada desta realidade Ea, orientada pelo seu irmão mais velho, Jesus, resolve ir pra terra, procurar discípulos e escrever um Novíssimo testamento.
 Dentro dessa comédia de absurdos, o retrato de um deus rabugento é o ponto de partida para o desenvolvimento da história, surpreendentemente simplista diante da originalidade desse roteiro, mas mesmo assim bem desenvolvido. Que utiliza recursos como a morte e a "vontade divina" para questionar a utilidade do deus cristão, mesmo sem invalidar a fé.
 É um filme mais sarcástico do que questionador, mais engraçado do que reflexivo... a menos que você seja cristão.

  •  Destaque: A criatividade do roteiro fez toda a diferença ao filme. As exemplificações das maldades de deus, como por exemplo fazer a fila do lado andar sempre mais rápido, ou o pão cair sempre com a geleia pra baixo, nos ajudam a personificar o vilão enxergado pela Ea.

Direção: Jaco Van Dormael
País: Bélgica 
Ano: 2015
Minha nota: 8,5/10